Olá CISViers, o CISV Belo Horizonte nao utiliza mais este meio de comunicacao para fazer contato com a comunidade. A partir de agora acesse nosso novo site ou pagina do Facebook.

www.cisv-bhz.org.br

https://www.facebook.com/CISVBHZ/

Qualquer duvida por favor entre em contato com a Diretoria do CISV BHZ, através do e-mail:

officebhz@cisv.org.br

Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

RAISE YOUR VOICE youth meeting





Você já pensou como ocorreram as grandes mudanças na história da humanidade? As ações do homem sempre impactaram a sociedade: Na idade da pedra, o homem descobriu o fogo. Com a vida em comunidade, surgiram impérios e gov
ernos que foram se sucedendo de acordo com as necessidades de cada época. A revolução tecnológica e a globalização trouxeram novas perspectivas pra todos. Esses e outros fatos ajudaram a estabelecer o mundo que vivemos e proporcionaram mudanças porque geraram conflitos.
Mas quem resolveu esses conflitos? Cidadãos comuns, como eu e você, que se incomodaram com os problemas de seu tempo e ergueram sua voz contra aquilo que estava errado. Foram agentes de mudança e lideraram as transformações.
O CISV estimular atitudes, habilidades e conhecimentos que nos tornem cidadãos globais, ou seja, precisamos pensar globalmente e agir localmente, ser produtivos e buscarmos soluções pacíficas para os problemas.



Esse foi o foco do nossos Youth Meeting, um acampamento de curta duração (12 dias) que tem como objetivo desenvolver liderança, organização e responsabilidades por meio de discussões de temas relevantes para a sociedade. Este programa foi direcionado para jovens de 14-15 anos, em que eles estavam acompanhados de um líder. O líder foi um mero facilitador, pois nesta idade, são os acampantes que organizam as atividades, tomam decisões e direcionam o programa da maneira que preferirem.


Nosso acampamento, o Ensopado's camp, além de muito focado no tema violência e "exerça sua cidadania" - que gerou até um flash mob" que pode ser visto aqui - foi também muito divertido, com festa na piscina, piadas internas e muitas amizades. Nossa delegação, composta por quatro participantes (Bia, Bruno, Mah e Kel) tem muito a dizer sobre o que sentiram:

No Youth Meeting 14-15 em Londrina eu fiz amizades que eu tenho certeza que vão durar para sempre, porque de um jeito mágico e inexplicável os laços que criamos no CISV podem superar tudo, até mesmo o tempo e a distância. Mas muito além das amizades, nesse acampamento eu aprendi muitas coisas novas e importantes que serão úteis durante toda a minha vida. Durante esse acampamento eu me desenvolvi como pessoa, consegui expor os meus pensamentos e perder a minha timidez. E eu ainda conheci as diferentes culturas existentes no Brasil, aprendi a conviver com essas diferenças, respeita-las e até mesmo gostar delas. Pois são as diferenças que fazem com que todas as pessoas sejam únicas e especiais. Afinal o que seria do branco se todos gostassem do amarelo? (Mah, 14 anos)

Em meu acampamento, Ensopado's camp, além deu ter feito muitas novas amizades que, espero eu, durem bastante, se não forem pra sempre, todas as pessoas que lá tiveram presentes conseguiram de algum modo, contribuir para um desenvolvimento em grupo e pessoal. Alem das atividades que faziamos em relação a diversos temas e nesses, a maioria polemicos, so de estar com pessoas de culturas diferentes ja foi uma nova experiencia bem interessante pra mim. Já tinha feito outros acampamentos antes, mais cada um me marcou de um modo diferente. (Bia, 14 anos)


Esse Youth Meeting foi o primeiro que fiz e espero que eu faça outros porque gostei muito das pessoas que conheci , das amizades que eu fiz e das coisas que eu lá aprendi que serão refletidas na minha vida toda. No começo ficava um pouco tímido e não participava muito das atividades mas após alguns dias eu "Raised My Voice" e começei a participar mais das atividades. Fazíamos várias atividades ligadas ao tema do acampamento violêcia.Algumas eram "Just For Fun", mas as outras eram pra nosso aprendizado .Esse camp me marcou de um jeito diferente do outro que eu fiz na Noruega porque além de ser em tempo menor era em território nacional e era mais produtivo e fácil de se entrosar com as outra pessoas.(Bruno,14 anos)






Um comentário:

  1. aaaaaaah esse camp foi e sempre será o melhor ! hahahaha muito bom kel, nosso flash mob foi fera demais ! haha beeijos

    ResponderExcluir