Olá CISViers, o CISV Belo Horizonte nao utiliza mais este meio de comunicacao para fazer contato com a comunidade. A partir de agora acesse nosso novo site ou pagina do Facebook.

www.cisv-bhz.org.br

https://www.facebook.com/CISVBHZ/

Qualquer duvida por favor entre em contato com a Diretoria do CISV BHZ, através do e-mail:

officebhz@cisv.org.br

Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Treinamento de Líderes e JCs do chapter Belo Horizonte


No dia 07 de março passado foi realizado um treinamento no chapter BH para líderes e JCs, abordando dois módulos: "CISV e Conteúdo Educacional" e "Programas do CISV". Com duração total de três horas, o treinamento foi dividito em três partes. Na primeira, discutiram-se as novas diretrizes do Comitê Treinamento, o calendário de treinamento para o semestre corrente, e como serão realizados os módulos de treinamento e a seleção.



Na segunda parte, todos participaram de um exercício programado onde duas organizações interessadas em cooperar com o CISV foram analisadas. O Objetivo do exercício era definir se o CISV deveria ou não aceitar cooperar com estas instituições e a argumentação suporte para esta decisão. Ao final, para surpresa geral, concluiu-se que CISV não deveria aceitar o convite de cooperação, pelo menos em alguns pontos específicos de interesse das demais instituições. A decisão geral foi baseada nos documentos R-1 (Statement on Peace) e no Big Ed. O objetivo desta parte do treinamento era discutir se realmente sabemos o que é o CISV, seus objetivos ou se muitas vezes não nos limitamos a conhecer a organização apenas em função da informação de "boca-a-boca" ou nos limitamos ao básico e rotineiro. Assim, recomendou-se aos participantes a leitura e consulta dos materiais oficiais do CISV como fonte de informação e forma de se buscar ir além do lugar-comum.

Para a terceira parte, foram espalhadas pelo local 8 grandes folhas de flip chart, cada uma com o nome de um dos programas do CISV. Cada participante se sentou próximo de uma das folhas. Todos foram instruídos a, durante um minuto, escrever tudo o que soubessem - ou imaginassem saber- sobre esse programa específico. A cada período de um minuto, cada pessoa deveria passar a sua folha adiante e iniciar o trabalho sobre um novo programa, até que os oito programas tivessem sido completados.Todos se sentaram em círculos, e foram conversando sobre as observações feitas, corrigindo os mitos, discutindo questões práticas, regras, estrutura, etc.
Depois dessa atividade, foram entregues aos participantes 28 fichas impressas, escritas em inglês. Nestas fichas estavam escritos os objetivos dos programas do CISV, sendo que cada programa possui necessariamente quatro objetivos definidos nos guides. Junto a estes objetivos, estavam também indicadores de eficiência úteis na avaliação dos diversos programas. O objetivo do exercício era fazer com que os participantes correlacionássem cada programa com objetivos específicos a serem atingidos. Também neste caso, a proposta era discutir se realmente sabemos e conhecemos os programas e porque não temos o hábito recorrer aos manuais e documentos oficiais do CISV como forma de compreendermos os programas por inteiro e suas propostas educacionais.

O próximo treinamento será realizado no dia 17 ou 18 de abril com os módulos de Facilitação e Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário